Como calcular o Valuation de uma empresa: Entenda o passo a passo

Time de Conteúdo • mar. 22, 2023

Muitas vezes, um empreendedor se vê diante de decisões executivas que demandam um conhecimento amplo do mercado para balizar qual caminho a seguir. Em outros cenários, o que falta ao processo é justamente um conhecimento mais amplo do próprio negócio.

Deste modo, por mais que o gestor possua uma visão em 360º da própria empresa, a avaliação de outros empresários, executivos ou acionistas do mercado financeiro garante uma visão muito mais ampla do posicionamento que a empresa possui e do que precisa para fortalecer sua marca.

Essa é a estratégia oferecida pelo Valuation. Não conhece este procedimento? Leia o artigo preparado por nossos consultores, descubra como aplicar esta avaliação à sua empresa e conheças as vantagens deste processo!

O que é Valuation?

O valuation é um processo avançado de avaliação de empresas que considera não apenas os bens como patrimoniais — como empreendimentos, porte da empresa, estoques, produtos ou serviços, por exemplo — mas também indicadores intangíveis.

Alguns exemplos são a capacidade produtiva, valor agregado, Índices de Retorno Sobre Investimento (ROI), e diversos aspectos que demonstram o valor intrínseco de um negócio.

Para uma análise situacional coerente com as expectativas do mercado financeiro, este processo é geralmente realizado com a participação de executivos, gestores de holdings, investidores experientes ou economistas, por exemplo.

O empresário pode recorrer a estes especialistas para a simulação de compra da empresa e uma análise minuciosa de indicadores relevantes nestas operações. Alguns dos critérios de avaliação, são:

  • Preço/Lucro: analisa quanto os investidores consideram viável pagar pelo lucro produzido pela empresa;
  • Enterprise Value / EBITDA: apura os índices de lucro bruto, isento de impostos;
  • Valor patrimonial por ação (VPA): analisa quanto o mercado está disposto a pagar por títulos da empresa;
  • Dividend Yield: apura o rendimento de uma ação a partir do pagamento de dividendos.

Quando utilizar o Valuation em sua empresa?

No momento em que falamos sobre uma ferramenta cuja proposta seja a análise do valor de uma empresa, muitos empreendedores entendem que este processo tem sido utilizado para operações de venda da empresa.

Entretanto, esta é só mais uma das tantas funções que o Valuation cumpre. Analisar o valor que a empresa alcançou frente ao mercado implementa a visão do empreendedor sobre o negócio.

Este processo o permite compreender quais os pontos fortes e quais os aspectos a serem melhorados pela empresa a partir da avaliação de investidores experientes, norteando projetos de melhoria, seja na estrutura, tecnologia utilizada, capacitação do pessoal, produto final, dentre muitos outros.

Ainda, o Valuation é um importante instrumento de análise empresarial para indicar em qual fase de maturidade dos negócios a empresa se encontra.

Além destes importantes indicadores para o crescimento do negócio e melhoria do posicionamento de mercado, o Valuation é, ainda, a ferramenta estratégia que permitirá ao gestor tomar decisões realistas e favoráveis para o negócio em momentos importantes do empreendedorismo, como:

  • Fusões e aquisições;
  • Abertura de Franquias, filiais ou Inserção em novos mercados;
  • Disputas judiciais;
  • Abertura da empresa na bolsa;
  • Processo sucessórios;
  • Captação de novos stakeholders;
  • Venda total ou parcial da empresa, dentre outros.

Como fazer o cálculo do Valuation em sua empresa?

O cálculo do Valuation pode ser obtido por meio de diversas metodologias. Cada uma delas contempla melhor um tipo específico de negócio, cruzando dados como porte, tipo de solução desenvolvida, nicho de mercado e objetivos da empresa.

Por esta razão, contar com o suporte de especialistas na escolha de metodologias é altamente recomendável para se garantir a escolha correta de estratégias. Confira, agora, as mais utilizadas.

Capital de risco

A análise de capital apura o retorno financeiro que a empresa obtém com suas atividades em um período estipulado. Este método de valuation visa apurar dados e oferecer demonstrativos para que o investidor.

Seu objetivo é que o dono do capital tenha uma noção precisa da margem de lucro que irá obter investindo em um projeto por um período específico de tempo.

Fluxo de Caixa Descontado

Esta metodologia de valuation apura a taxa de desconto do capital do empreendimento no evoluir de um determinado período a partir da aferição do fluxo de caixa.

Para tanto, revisa receitas, custos e despesas e, por fim, apura-se a total do fluxo de caixa no período, subtraindo, ao fim, a taxa de desconto.

Este método de valuation pode ser apurado com a seguinte fórmula:

  • Patrimônio líquido = ativos — passivos

Avaliação por Scorecard

A apuração do Valuation via Scorecard envolve um levantamento de valor de caixa inicial, estabelece algumas variantes ou desafios de mercado a serem vencidos.

Deste modo, o scorecard avalia o impacto, que alguns projetos de risco podem sofrer no cenário proposto, antecipando a percepção sobre sua viabilidade.

O método de avaliação por Scorecard é uma estratégia adotada para que empresas recém-formadas ou pouco competitivas ganhem mais autoridade de mercado e, com isso, atribui mais valor agregado a seus produtos e serviços.

Agora que você já compreende o que é valuation, a variedade de objetivos de mercado que o processo contempla e as diferentes formas de aplicá-lo conforme objetivos do negócio, que tal obter o suporte de especialistas para sua implementação?

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