Contabilidade para Holdings em Joinville - SC: como a Suprema ajuda na gestão do seu negócio

Time de Conteúdo • nov. 25, 2022

Joinville é um município que vem apresentando um forte crescimento em sua economia local. Em 2021, houve novamente um saldo positivo em relação ao número de empresas abertas na cidade, chegando a ter mais de 90 mil empreendimentos ativos atualmente.

As holdings são também uma presença constante na cidade e têm chamado a atenção de várias empresas que buscam esses investimentos. E, claro, com esse crescimento, é preciso que haja uma profissionalização dos processos envolvidos na administração desses negócios, incluindo aí a área da contabilidade.

Por isso, tendo em vista a importância crescente desses empreendimentos, nossos especialistas prepararam um artigo sobre a contabilidade para holdings em Joinville-SC e como a Suprema ajuda na gestão do seu negócio.

Desejamos a você, então, uma boa leitura!

O que é uma holding?

Uma holding é uma empresa que administra ou tem participações em outras empresas. Essas participações podem acontecer de forma que a holding seja societária ou acionista do empreendimento.

Assim, uma holding funciona como uma controladora de outros negócios. Por isso, em geral, ela não produz bens ou serviços - sua função é gerir outros empreendimentos. Uma holding pode ter participações em mais de uma empresa e em diferentes áreas do empreendedorismo.

A palavra holding vem do inglês e significa ‘segurar’, em uma tradução livre. Por isso, o objetivo é fazer com que as outras empresas funcionem, atuando como a administradora de outros negócios.

Para que se compreenda exatamente o que é uma holding, é preciso entender suas variações e seus tipos. E é sobre isso que iremos tratar no próximo tópico. Acompanhe conosco!

Leia também: Planejamento Tributário para Clínicas Médicas: conheça os tipos.

Quais são os tipos de holding existentes?

Atualmente, há vários tipos de holdings em atuação em todo o mundo. Em geral, elas podem ser puras ou mistas. Há ainda as diferenças que envolvem suas características administrativas, mas, neste texto, não vamos entrar em tantos detalhes.

Aqui vamos falar principalmente sobre três tipos de holdings. Acompanhe conosco abaixo!

Holding familiar

As holdings familiares são empresas administradas por membros de uma família. Em geral, essas holdings são criadas para que se possa tornar mais simples o planejamento sucessório de uma família com muitos bens, por exemplo.

É importante compreender que as holdings familiares podem administrar outros empreendimentos, que não apenas os da família.

Holding Pura

A holding pura é uma empresa que tem como intenção participar do capital social de outros empreendimentos. Assim, seu objetivo é investir e administrar empresas em geral, e exercer o controle sobre elas.

O lucro de uma holding pura vem, então, dos dividendos dessas empresas administradas por ela. No Brasil, este é o tipo de holding mais comum.

Holding Mista

Neste caso, as holdings mistas são aquelas que têm participação em outros empreendimentos e também funciona como uma empresa para obter lucros. Sua receita, então, vem da própria atividade empresarial e do lucro de companhias administradas por ela.

Veja a seguir a importância de uma contabilidade para holdings em Joinville.

Leia também: Tributação para Transportadoras: entenda os principais impostos pagos.

A importância da contabilidade para holdings

Agora que já conhecemos alguns tipos de holdings e sabemos o que é uma empresa desse segmento, vamos falar sobre a importância da contabilidade para holdings em Joinville e quais as vantagens envolvidas neste serviço.

Em primeiro lugar, as holdings muitas vezes são construídas de modo que seja mais vantajoso o recolhimento de impostos para esses associados. Isso acontece muito com as holdings familiares, já que o imposto sobre heranças é alto e esse tipo de empreendimento permite uma arrecadação menor por parte do Estado.

Porém, para que isso seja feito, é altamente recomendado que esses herdeiros contem com o apoio de um profissional experiente na área. Um bom contador pode fazer com que, nesses casos, muito tempo e dinheiro seja economizado pelo caminho.

Além disso, a contabilidade para holdings em Joinville contribui também para que se tenha uma compreensão maior de todos os dados e empreendimentos que uma holding comporta.

Assim, com uma compreensão completa de tudo o que se passa na holding em questão, é possível alinhar expectativas e ampliar investimentos, caso seja essa a vontade dos gestores.

A contabilidade, em suma, contribui para o crescimento e a expansão desses empreendimentos. E ela é ainda mais necessária devido às particularidades envolvidas nesse tipo de negócio.

Por isso, se você já tem ou pretende fundar uma holding, saiba que um ponto fundamental dessa administração é a área contábil. E nós, da Suprema Contabilidade, temos um know-how consistente em mais de 2 mil clientes atendidos e quase 30 anos de mercado.

Por isso, conte conosco para ampliar o seu negócio!

Leia também: Como se dá o planejamento tributário nas holdings familiares?

Entre em contato com a Suprema Contabilidade!

Agora que você conhece alguns modelos destes negócios e entende a importância da contabilidade para holdings em Joinville, saiba que pode contar com a Suprema Contabilidade para contribuir com a gestão do seu empreendimento.

Com uma equipe altamente capacitada e uma estrutura de ponta, a Suprema oferece agilidade e tem as ferramentas mais modernas para o seu negócio.

Por isso, entre em contato conosco e conheça nossos serviços. Gostou deste artigo? Aproveite para visitar nosso blog e conheça mais temas importantes da área contábil.

Siga também a Suprema Contabilidade nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui!

Leia também: Contabilidade em Joinville-SC: conheça as soluções da Suprema Contabilidade

Contato