Contabilidade em Joinville-SC: conheça as soluções da Suprema Contabilidade

Time de Conteúdo • nov. 03, 2022

O município de Joinville tem se destacado no mercado empreendedor brasileiro. A cidade compõe o polo tecnológico de Santa Catarina e conta também com empresas de setores mecânicos e têxteis.

Além disso, atualmente a localidade tem se destacado como um ponto central de companhias de processamento de dados.

Por isso, devido a esse crescimento na abertura e no desenvolvimento de empresas locais, é preciso estar alinhado com as melhores práticas organizacionais do momento.

Neste artigo, então, vamos falar sobre boas práticas contábeis em Joinville-SC e as soluções oferecidas pela Suprema Contabilidade, uma empresa com mais de 28 anos de experiência no mercado.

Tenha uma boa leitura!

Por que a sua empresa precisa de uma contabilidade em Joinville?

Em meio às muitas atribuições envolvidas no dia a dia empresarial, as tarefas relativas à contabilidade podem tomar um tempo precioso dos gestores e até impedir que projetos importantes sejam colocados em prática.

Isso porque, com grande parte da atenção dedicada a questões burocráticas, a administração contábil pode ficar prejudicada.

Assim, para que fiquem claros quais os principais pontos envolvidos em um serviço de contabilidade, pedimos a nossos especialistas para elencar os encargos mais procurados pelos gestores de diversas empresas. Acompanhe a discussão conosco:

Organização contábil

Uma estrutura empresarial tem como principal pilar a organização contábil. Isso porque, nada é feito com segurança sem que se entenda bem a situação em que a empresa se encontra, suas aplicações ativas e passivas.

Assim, uma boa contabilidade em Joinville passa necessariamente pela estruturação de um setor contábil eficiente. Com certeza, uma adequação neste sentido fará uma grande diferença para a empresa.

Embasamento para a tomada de decisões

Este segundo ponto é um desenvolvimento da organização contábil discutida acima. Com o passo anterior bem feito, qualquer planejamento que se pense em colocar em prática estará mais seguro, fundamentado em um entendimento das possibilidades da empresa.

Assim, há uma segurança maior em relação a novos projetos empresariais e a expansões, por exemplo. Por isso, este é um ponto fundamental de uma boa contabilidade.

Cumprimento de obrigações acessórias

Neste ponto entram as responsabilidades que envolvem o trabalho contábil de rotina. São as atividades tributárias, por exemplo.

Todas as tarefas que envolvem órgãos públicos têm suas demandas e prazos e, sem que haja uma sistematização sobre o que é necessário fazer, uma empresa pode ser muito prejudicada.

Isso porque a fiscalização de órgãos públicos pode aplicar multas por atrasos ou mesmo descumprimento de regras fiscais, por desconhecimento ou desatenção. Em casos extremos, a empresa pode até mesmo ser fechada por um gerenciamento ineficiente de obrigações tributárias.

Controle do fluxo de caixa

Neste ponto entramos em um lado ainda mais prático do serviço contábil.

O controle do fluxo de caixa nada mais é do que uma análise de toda a entrada e saída de capital da empresa em um determinado período. Nesse sentido, ela é fundamental para um bom andamento empresarial e, muitas vezes, desta ferramenta depende o sucesso de um empreendimento.

Leia mais: Nota Fiscal x Cupom Fiscal

Como a contabilidade pode contribuir com a redução de tributos?

Com o apoio de uma contabilidade em Joinville, uma empresa pode encontrar meios legais para reduzir o recolhimento de impostos na execução de suas atividades. Isso porque o Estado brasileiro oferece uma gama de opções para que uma empresa possa escolher qual a melhor para que seja enquadrada.

Abaixo elencamos os principais procedimentos de adequação para que uma empresa possa economizar em seu recolhimento tributário. Acompanhe:

  • Adequação correta a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o CNAE;
  • Busca e adequação ao regime tributário ideal, seja o Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional;
  • Busca por incentivos fiscais disponíveis para a área de atuação da empresa contratante.

Minha empresa é obrigada a contratar um contador?

Toda empresa é obrigada a ter um contador. A elaboração de balanços, os livros contábeis e demais obrigações tributárias têm de ser assinadas por um contador com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade, o CRC.

A única exceção é o regime de Microempreendedor Individual, o MEI. Ao atuar como MEI, o empreendedor pode realizar toda a rotina contábil sozinho, sem a obrigatoriedade de contratar um profissional da contabilidade.

Porém, essa contratação é indicada porque, com esse apoio, o empreendedor pode economizar muito tempo e dinheiro pelo caminho, como explicamos no tópico acima.

Conheça a Suprema Contabilidade!

Agora que você já sabe a importância de uma contabilidade em Joinville, saiba que pode contar com a Suprema Contabilidade para te ajudar na gestão do seu negócio.

A Suprema foi fundada em 15 de janeiro de 1994. Com quase 30 anos de mercado, a empresa construiu uma sólida história de sucesso, com conquistas importantes e com o reconhecimento de seus clientes.

Nosso objetivo é ser não só uma empresa de contabilidade, mas também uma aliada de negócios que compreende as necessidades e aspirações de nossos contratantes.

Assim, com uma equipe altamente capacitada e uma estrutura bem equipada, a Suprema é uma empresa ágil, moderna, e treinada para atender com excelência a qualquer necessidade empresarial.

Oferecemos serviços de contabilidade, assessoria organizacional e consultoria em talentos humanos, com o objetivo de gerar oportunidades de negócio e proporcionar soluções para a satisfação do cliente por meio do associativismo.

Entre em contato conosco e conheça nossos serviços. E, se você gostou deste artigo, visite nosso blog e conheça mais temas importantes da área contábil.

Siga também a Suprema Contabilidade nas redes sociais e acompanhe nosso trabalho.

Contato