Buscar
  • Suprema Assessoria Contábil

Nota Fiscal X Cupom Fiscal


A obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal e do Cupom Fiscal não é novidade para osmpreendedores. Lojas e empresas que fornecem produtos aos consumidores são obrigadas a emitirem tais documentos no ato da compra.


Mas você sabe qual a diferença entre Nota Fiscal e Cupom Fiscal ?


Basicamente, a diferença está na quantidade de informações que são apresentadas em cada documento, porém, uma das principais distinções está na garantia transmitida ao emitente e ao consumidor na operação.


Na nota fiscal, o consumidor que está efetuando a compra é identificado, diferente do Cupom Fiscal, onde tal obrigação não é exigida. Assim, a Nota Fiscal torna-se objeto de segurança, tanto para a empresa, com relação à legalidade normativa junto ao fisco, bem como, para com o cliente, por ocasião de trocas, garantias, devoluções, dentre outras circunstâncias, vez que todos os seus dados estão informados ali, tornando a Nota Fiscal um documento íntegro.


Já o cupom fiscal é um documento que equivale a nota fiscal, porém ele é destinado ao consumidor final do varejo dentro do próprio estado e serve para formalizar a compra legalmente.


Em alguns casos a depender do emitente, o Cupom Fiscal pode ser utilizado no lugar da Nota Fiscal, entretanto, isso não está assegurado pela lei, apenas a Nota Fiscal é o documento imparcial para efetivar qualquer das operações entre as partes.


É pertinente salienta-se que cada vez mais o fisco está intensificando fiscalizações mais rígidas e multas mais agressivas, portanto, o estabelecimento que opte por não emitir a Nota Fiscal e o Cupom Fiscal, colocará em risco o seu empreendimento e o estabelecimento pode ser multado por sonegação de impostos, prejudicando a saúde da sua empresa.


Ficou na dúvida?

Fale com a gente!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
botao-whatsapp_edited.png