Igreja Precisa de Contador?

Time de Conteúdo • dez. 18, 2025

Se você é um pastor, tesoureiro ou líder de uma instituição religiosa, provavelmente já se perguntou se uma igreja é “imune” a impostos, então por que ela precisa de um contador?

E na prática, quais são as obrigações contábeis e fiscais (além do imposto de renda) que uma igreja precisa cumprir?

Entender todas essas e mais algumas questões é o que pode proteger a vida financeira da sua igreja, garantir que esteja tudo alinhado com a lei e, claro, o bom funcionamento de todos os departamentos.

Entenda melhor lendo este artigo!

Se uma igreja é imune a impostos, então, por que ela precisaria de um contador?

A imunidade tributária, garantida pela Constituição Federal, é uma grande bênção, ela desobriga as igrejas do pagamento de impostos como IPTU, IR, COFINS, entre outros.

Contudo, é fundamental entender a diferença: a imunidade fiscal não significa isenção de obrigações acessórias.

A imunidade tributária não é automática

Para que a imunidade seja válida e mantida, a igreja precisa, anualmente, prestar contas ao governo.

É preciso comprovar, através da contabilidade para igreja transparente e auditável, que todos os recursos (dízimos, ofertas, doações) estão sendo aplicados integralmente na manutenção e no desenvolvimento dos seus fins religiosos e sociais.

Sem o registro e a demonstração contábil correta, a Receita Federal pode questionar a imunidade, gerando multas pesadas.

A lei exige contador para igreja?

Sim. A lei exige, de acordo com o Código Civil e as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC TG 1000), que entidades sem fins lucrativos, como as igrejas, mantenham uma escrituração contábil completa.

Ou seja, a questão não é se a igreja precisa de contador, mas sim qual é o contador mais qualificado para essa missão.

Essa obrigatoriedade legal garante transparência para os membros e, principalmente, para o fisco.

O contador é necessário para abrir a igreja ou só depois que ela começa a funcionar?

A presença da assessoria contábil é essencial desde o primeiro passo da fundação.

Você precisa de contador para abrir igreja, e não apenas para gerenciá-la depois.

Por que o contador é indispensável para abrir o CNPJ?

Muitas pessoas acham que está tudo bem abrir o CNPJ e fazer os trâmites burocráticos sozinhas.

Mas a verdade é que o contador especializado em entidades religiosas é o profissional que irá redigir o Estatuto Social, o documento que é a “Lei Máxima” da sua igreja.

Este estatuto precisa estar alinhado com a legislação civil e tributária para garantir que, ao registrar no cartório e obter o CNPJ, a igreja já nasça em total conformidade.

Ele assegura que o processo de abertura do CNPJ seja ágil e correto, evitando futuros retrabalhos. Portanto, ter essa ajuda desde o começo é essencial.

O que o contador faz pela igreja?

A função de uma contabilidade para igreja não é apenas preencher guias e emitir notas. O contador para igreja atua como um consultor estratégico, realizando:

  • Registro e classificação: organiza dízimos, ofertas, despesas e doações dentro do padrão exigido pela lei;
  • Relatórios e transparência: prepara balancetes e demonstrações financeiras para prestação de contas à congregação;
  • Gestão de pessoal: cuida da folha de pagamento, encargos sociais e do eSocial, caso a igreja tenha pastores ou funcionários registrados.

Quais são as obrigações contábeis e fiscais que uma igreja precisa cumprir?

Mesmo com imunidade, as igrejas possuem diversas obrigações acessórias que precisam ser entregues rigorosamente, sob pena de multas e questionamentos legais.

Quanto custa a contabilidade para uma igreja pequena e como escolher?

O valor cobrado pela assessoria contábil para igreja varia conforme o porte da instituição, o número de funcionários e o volume de movimentações financeiras.

O que justifica o valor do serviço?

O valor do serviço é justificado pela especialização.

Uma contabilidade especializada em igrejas conhece as nuances da legislação religiosa.

Na prática, o custo de contratar uma contabilidade para igreja competente é infinitamente menor do que o risco de perder a imunidade ou receber multas federais que podem comprometer anos de arrecadação.

Ter um contador é o que vai proteger a missão da sua igreja

Uma igreja é construída sobre a fé, mas sua longevidade e capacidade de cumprir sua missão dependem de uma base legal e financeira sólida.

O contador para igreja garante que a instituição se mantenha transparente diante da congregação e em dia com o governo, permitindo que a liderança mantenha o foco onde ele realmente deve estar: no ministério.

Desde 1994, a Suprema Contabilidade tem sido guiada por valores cristãos, atuando como mais do que um escritório contábil: somos parceiros de missão.

Localizados em Santa Catarina, mas com atuação moderna, oferecemos soluções completas de contabilidade para igreja com integridade, ética e excelência.

Nossa expertise garante que sua instituição cumpra todas as obrigações fiscais e mantenha sua imunidade tributária intacta, protegendo o patrimônio e a diretoria.

Sua igreja precisa de contador? Encontre na Suprema Contabilidade a melhor assessoria contábil para sua instituição.

Fale com nossa equipe e garanta que sua igreja caminhe com fé e em total conformidade legal.