O que é conciliação contábil e como aplicar esse processo?

Time de Conteúdo • fev. 27, 2023

Todo empreendedor que busca a escalabilidade de seus negócios sabe a importância de realizar registros contábeis sobre cada operação que seu negócio realiza.

Isso garante um compliance econômico assertivo, além de monitorar a saúde financeira da empresa e fornecer base para composição de indicadores eficientes para tomadas de decisões assertivas e projetar planos da empresa.

Entretanto, o que muitos não se atentam é para que haja uma coerência entres estes dados, que precisam ser revisados de modo técnico e estratégico.

Seja pela troca de equipes, falhas operacionais ou perda de dados, os registros podem apresentar inconsistência no fechamento de ciclos operacionais.

Por isso, uma ferramenta de suma importância para manter a sustentabilidade econômica e a organização nos negócios é a conciliação contábil. Continue a leitura para compreender melhor sobre o que é esta ferramenta e como aplicar ao seu negócio.

Boa leitura!

Conciliação contábil: o que é?

A conciliação contábil é uma metodologia de mapeamento e análise das movimentações financeiras realizada pela contabilidade. Busca corroborar a coerência entre os registros contábeis da empresa e a real movimentação de débitos e créditos nas contas bancárias.

Seu objetivo é reduzir a ocorrência de falhas operacionais e eventuais prejuízos, que podem, inclusive, ser oriundos de práticas fraudulentas que precisam ser investigadas e combatidas.

A depender da natureza dos objetivos do negócio, a conciliação contábil pode ser realizada com periodicidade mensal, trimestral, semestral ou anual. Para garantir o máximo compliance financeiro ao negócio, são verificados:

  • Relatórios contábeis;
  • Notas Fiscais, extratos e comprovantes;
  • Folhas de pagamento;
  • Investimentos;
  • Fluxo de caixa,
  • Dentre outros.

Além de apurar toda a movimentação de entrada e saída de capital, as fontes pagadoras e a destinação dos recursos, a conciliação contábil possibilita conferir os registros do balanço patrimonial, compondo assim, das principais ferramentas para mitigar falhas operacionais no registro e gestão financeira de uma empresa.

Como aplicar a conciliação contábil em sua empresa?

Agora que você já sabe do que se trata a conciliação contábil e toda a importância que este processo tem para que a empresa trabalhe com organização e transparência em seu departamento financeiro, confira alguns métodos para aplicar esse processo com assertividade em seu negócio.

Foque na implementação do controle de operações financeiro

A estruturação de uma conciliação contábil assertiva demanda a utilização de boas estratégias de controle de toda a movimentação contábil do negócio.

Algumas ferramentas que devem assumir protagonismo no processo de conciliação contábil são:

  • Gestão de fluxo de caixa;
  • Fechamento contábil periódico
  • Monitoramento da evolução de juros;
  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Dentre outros.

Em um segundo momento, deve-se colocar em prática o processo de registro periódico dos resultados contábeis para manter um controle assertivo de cada movimentação financeira e a situação econômica do negócio após cada operação. Isso nos leva à segunda etapa do processo.

Relacione todas as contas da organização

Após mapear toda a movimentação financeira do negócio por meio de ferramentas precisas de análise, é momento de elencar todas as contas da empresa, para inclusão no processo de conciliação contábil.

Este processo precisa ser realizado com grande assertividade, pois não contabilizar valores presentes em determinada conta irá resultar em uma apuração financeira incoerente com a realidade dos negócios, influenciando para que a gente invista em tomadas de decisões incoerentes com a realizada pela empresa.

Evite a desorganização contábil utilizando contas apenas para as finalidades de operações financeiras da empresa. Não utilize contas pessoais sociais nem que movimente finanças não pertinentes à empresa.

Crie uma lista das contas com dados precisos, como:

  • Banco e agência;
  • Número da conta;
  • Categoria de conta (poupança ou corrente);
  • Saldos;
  • Pacote de serviços contratados para a conta taxas correspondentes;
  • Dentre outros.

Estabeleça datas para lançamento de pagamentos ou recebimentos de valores

Chamados períodos de conciliação bancária, são datas predefinidas para análise e revisão das movimentações bancárias, tanto de entrada de valores quanto de retirada de recursos das contas.

A periodicidade da análise para a conciliação contábil pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual, conforme os objetivos do negócio ou o momento empreendedor que a empresa atravessa.

Entretanto, deve-se evitar a periodicidade anual no preparo da primeira conciliação contábil da empresa, uma vez que o acumulado de dados a ser analisados pode resultar em um processo muito oneroso, prolongado e mais suscetível a erros operacionais.

Realize análises comparativas

Como se pode perceber, todo o processo de conciliação contábil é construído por meio de um projeto que organiza o ambiente para o próximo passo.

Após apurados as movimentações financeiras, elencadas as contas de determinados períodos de aferição, é hora de realizar a comparação de dados dos diferentes períodos.

Uma conciliação contábil saudável apresentará dados compatíveis. Utilize documentos originais para verificar se não houve erro em algum processo de lançamento, como registro indevido de datas, de digitação ou de correspondência da transação (lançado com o item errado, por exemplo).

Retifique dados divergentes

Por fim, apure os dados por meio da comparação com os documentos originais e realize os devidos ajustes, assegurando a fidelidade dos registros financeiros da empresa. Busque, por meio deste processo, rastrear a matriz do erro identificado, a fim de estabelecer precauções que impeçam sua reincidência futura.

Dessa forma, a conciliação contábil contribui não só para otimizar organização e melhorar o desempenho econômico da empresa, como também para balizar melhores tomadas de decisões gerenciais e assegurar mais confiabilidade a clientes, investidores e parceiros sobre as operações financeiras da empresa.

Além disso, simplifica a declaração junto aos órgãos de competência do governo. Assim, uma conciliação contábil assertiva contribui para um fortalecimento da marca e credibilidade frente ao mercado.

Conte com o suporte da Suprema Contabilidade!

A esta altura, você já sabe o que é a conciliação contábil e compreende que existem diferentes métodos para aplicar esse processo em sua empresa, a depender das necessidades do negócio.

O que acha de obter o apoio de uma contabilidade especializada para que tal avaliar a melhor forma mais adequada de aplicar a conciliação contábil em seus negócios?

Isso você encontra na Suprema Contabilidade!

Somos uma contabilidade digital com mais de 29 anos de mercado. Consolidamos o reconhecimento de seus clientes como uma aliada de negócios, capaz de compreender a real necessidade de cada negócio e promover os melhores resultados para os negócios.

Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços personalizados!

Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais!

Confira também: Consultoria Contábil em Joinville-SC: como impacta na gestão empresarial

Contato