O que é uma holding e quais são seus principais tipos?

Time de Conteúdo • jan. 03, 2023

Na hora de abrir empresa, diversos empresários têm dúvidas dos modelos empresariais possíveis para a abertura do negócio. Cada vez mais, o modelo de holding tem sido utilizado por empresas que buscam o controle de outros negócios.

Mas, afinal, o que é uma holding e quais os seus principais benefícios para as empresas? Pensando em responder a essas e outras perguntas, nossos especialistas prepararam esse conteúdo sobre o assunto para você.

Tenha uma boa leitura!

O que é uma holding?

O termo holding vem do verbo inglês “to hold”, que significa segurar. Esse tipo de empresa é criado visando exercer o controle sobre outras empresas.

Esse controle é exercido tanto pela compra de ações em Sociedade Anônimas quanto pela obtenção de quotas, no caso das Sociedades Limitadas. Ele serve para diversas finalidades, como comprar empresas de setores diferentes, realizar o planejamento sucessório e até mesmo para a proteção de patrimônio.

Apesar de sua função específica, a holding é aberta como qualquer outra empresa. Dessa forma, sua abertura demanda:

  • Escolher uma natureza jurídica;
  • Constituir um CNPJ;
  • Elaborar um contrato social;
  • Passar pelo enquadramento tributário
  • Análise de viabilidade.

Continue a leitura: Planejamento tributário em Joinville - SC: saiba o que é os benefícios.

Quais os principais tipos de holding?

Apesar das holdings serem criadas para controlar outras empresas, isso pode acontecer de maneiras diferentes.

Por essa razão, existem diversos tipos de holding, cada uma delas cumpre um objetivo diferente.

Para que você entenda mais a respeito desse processo, separamos quais são os principais tipos de holding para o seu negócio.

Holding Pura

Esse modelo de holding é o que melhor se enquadra com o conceito inicial desse tipo de empresa. A Holding pura serve para controlar outras empresas.

Esse tipo de empresa não possui atividade própria, ou seja, cumpre apenas o papel de administradora dos negócios, atuando no operacional e no administrativo.

Holding Mista

A holding mista também atua de forma parecida com a pura. Em outras palavras, também exerce poder a partir da participação no capital social de outros empreendimentos, porém, ela exerce atividade própria.

Esse tipo de holding basicamente é uma empresa que oferece seus produtos e serviços de forma comum, mas que também tem o papel de controlar as operações de outros empreendimentos.

Comumente ela é utilizada por grandes empresas que adquirem outras empresas menores, mas não querem mudar a sua marca, seja porque ela já tem um posicionamento forte ou para manter o seu nicho, permitindo que a empresa adquirida tenha certa liberdade em relação a sua atuação.

Holding patrimonial

A holding patrimonial tem como principal foco a administração de patrimônio próprio ou familiar. Quando esse tipo de holding é criada, todos os bens, sejam eles móveis ou imóveis, passam a ser propriedade dessa empresa.

Nesse contexto, todo o processo de gerenciamento passa a ser mais simplificado e econômico. Ela é bastante utilizada para proteção em casos de falecimentos, por exemplo, para evitar que os bens sejam usados para pagar dívidas e também para facilitar o processo sucessório.

Ainda, a utilização de uma holding patrimonial dispensa o pagamento de alguns tributos, o que pode trazer um conforto financeiro maior para os herdeiros.

Holding administrativa

Trazendo um conceito parecido com a holding pura, a holding administrativa também exerce o controle de capital de outras empresas, entretanto, seu foco é melhorar a gestão da empresa.

Assim, além de deter o controle capital, esse tipo de holding tem como principal objetivo atuar de forma ativa no processo de decisões das empresas.

Isso acontece, sobretudo, a partir da promoção de uma gestão profissional, muitas vezes trocando os seus administradores por profissionais mais qualificados para lidar com o operacional e estratégico dos empreendimentos.

No entanto, esses não são os únicos tipos de holdings disponíveis no mercado, ainda existem:

  • Holding de controle;
  • Holding de participação;
  • Holding Setorial;
  • Holding derivada.

Como você pôde observar, as holdings são muito importantes para diversos momentos das empresas. No entanto, para abrir esse tipo de empresa e ajudar em sua gestão, o suporte especializado é fundamental.

Conte com o auxílio da Suprema Contabilidade!

Agora que você já sabe o que é uma holding, conte com o auxílio da Suprema Contabilidade para te auxiliar na gestão desse empreendimento.

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, em toda a sua trajetória, a empresa possui uma história de sucesso não apenas como uma empresa de prestação de serviços, mas como uma parceira dos empreendimentos.

Uma de suas especialidades é a Contabilidade para Holdings, dessa forma, nossa equipe capacitada irá oferecer soluções personalizadas para o seu negócio.

Entre em contato e fale com um de nossos consultores! Gostou deste artigo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais!

Continue navegando: Legalização de empresas de saúde: entenda a importância e como fazer.

Contato